publicações

5 dicas para economizar com passagens aéreas

Quem não gosta de viajar, conhecer lugares novos e voltar cheio de histórias para contar que atire o primeiro bilhete aéreo! Sair da rotina e conhecer outros destinos é algo que renova a alma, oxigena as ideias e faz relaxar. O que tira o nosso sono é imaginar que só as passagens aéreas já representam um rombo imenso em nossas finanças. Cá entre nós, isso vai acontecer apenas se você deixar de ler as dicas abaixo.

Saiba que é possível viajar sem gastar tanto, principalmente com as passagens aéreas. Alguns fatores pesam na hora de encarecer um bilhete: urgência, quantidade de escalas, dia em que a compra foi feita e a falta de pesquisa. Quando aprendemos a driblar cada um deles, o preço despenca e você faz uma baita economia. Independentemente de crise ou não, é importante valorizarmos o nosso dinheiro, certo?

Prepare as malas e confira conosco cinco dicas para economizar com passagens aéreas:

1. Fique de olho nas promoções

A nossa primeira dica é essencial: jamais compre a primeira opção que aparecer. O mercado da aviação está sempre aquecido e é muito competitivo, portanto as companhias aéreas estão sempre criando novas promoções para conseguir vender os lugares em suas aeronaves.

Consulte com frequência os sites das companhias que viajam para o destino que você deseja, pois toda semana tem ofertas novas e com preços mais baixos. No site Melhores Destinos há sempre promoções de voos nacionais e internacionais.

2. Aproveite as milhas do cartão

Cadastre os seus cartões de crédito nos programas que convertem pagamentos em milhas, pois elas são muito úteis no momento de comprar uma passagem aérea. Além disso, inscreva-se também nos programas de fidelidade das companhias aéreas.

A compra de uma passagem para a Europa, por exemplo, pode render milhas para que você viaje pela América do Sul ou dentro do país em uma próxima oportunidade.

3. Seja flexível em relação às datas

O segredo aqui é saber se programar. É claro que você não quer ir para um destino de praia justamente no inverno, não é verdade? Pesquise sobre o lugar para onde quer viajar e veja quais são os meses mais concorridos (exatamente para evitá-los).

O mesmo vale para períodos que compreendem feriados prolongados e meses de férias escolares. Fora deles, as chances de encontrar uma passagem mais barata são maiores.

4. Cadastre-se nos sites de alerta

Existem vários sites que fazem a pesquisa da passagem mais barata por você. Basta informar o período da viagem, a quantidade de passageiros, o destino e o valor máximo que deseja pagar (ou a faixa de preço).

Feito isso, o site monitora as companhias aéreas e manda um alerta para o seu e-mail com o resultado desejado assim que ele é encontrado. Os sites que fazem esse serviço são Kayak, ViajaNet e Voopter.

5. Não compre passagens aéreas de última hora

O maior segredo para conseguir passagens aéreas mais baratas é pesquisar com antecedência. Se você não acredita, faça um teste. Procure uma passagem para viajar ainda nesta semana e constate o quanto ela é mais cara do que um período posterior.

Se já sabe o período da viagem, comece a pesquisar logo. A compra antecipada garante a sua segurança e até melhores condições de pagamento, podendo parcelar as passagens.