publicações

Saiba o que fazer para aumentar o seu score de crédito!

Está com as contas atrasadas e não consegue empréstimos e financiamentos? Saiba que você pode consultar o seu score de crédito. Basta fazer um rápido cadastro nos site do Serasa ou da Boa Vista SCPC.

Esse serviço traz mais transparência às informações e evita fraudes. Também é uma boa maneira de alertar os consumidores sobre a importância de manter as contas em dia.

Se você não sabe o que é score ou não entende como funciona esse método de análise de crédito, siga a leitura do post de hoje. Confira o que você precisa saber sobre score — o que é, qual a importância de mantê-lo alto, além de 4 formas de aumentá-lo!

O que é score de crédito?

O score de crédito funciona por meio de uma pontuação que indica a possibilidade do consumidor se tornar inadimplente em um período de 12 meses. O serviço utiliza informações públicas disponibilizadas na base de dados de empresas que trabalham com análise de crédito.

Assim, se você pedir um empréstimo pessoal ou um cartão de crédito, por exemplo, a empresa verificará, entre vários critérios, o seu score para decidir se lhe concederá ou não o crédito.

A pontuação do score varia de 0 a 1000 e baseia-se nos comportamentos de compra do consumidor. A classificação do risco de crédito funciona da seguinte forma:

  • 0 a 300 pontos — alto risco de inadimplência;
  • 301 a 700 pontos — risco médio de inadimplência;
  • 701 a 1000 pontos — baixo risco de inadimplência.

Qual é a importância de manter o score alto?

O score de crédito é uma maneira rápida e efetiva das empresas avaliarem se é seguro abrir um crédito para determinado cliente. A lógica é simples: quanto menor for o score do consumidor, maiores serão as suas chances de dar calote.

Ou seja, um alto risco de crédito fará com que a instituição financeira dificilmente aprove um empréstimo. Caso decida emprestar dinheiro para esse perfil de cliente, as condições do contrato como juros, prazos e parcelas não serão tão interessantes.

Por isso, se quiser ter acesso ao crédito, o consumidor deve pagar as suas contas em dia para manter o seu score o mais alto possível.

Como aumentar o score?

Se você vislumbra a necessidade de fazer um financiamento no futuro, deve começar a se preocupar em aumentar o score a partir de agora.

A pontuação é atualizada diariamente nos órgãos de proteção ao crédito. Porém, pode ser que o consumidor, após ter o seu nome negativado, demore alguns meses para reconquistar a confiança do mercado. Confira agora 3 dicas infalíveis para aumentar o score:

1. Limpe seu nome

A inscrição do nome nos cadastros de proteção ao crédito é o primeiro fator considerado pelas instituições financeiras na hora de aprovar um empréstimo.

Em função disso, entre em contato com as empresas para as quais você deve e negocie suas dívidas. Acertar as suas contas e limpar o seu nome deve ser prioridade para que seu score volte a aumentar.

 

2. Pague suas contas antecipadamente

O pagamento das contas antes do vencimento prova ao mercado que você é um consumidor consciente e que planeja o seu orçamento de maneira eficiente.

Por outro lado, o atraso nos pagamento é interpretado como risco de crédito, o que reduz o seu score.

3. Atualize seus dados

Quanto maior for a exatidão dos dados informados aos órgãos de proteção ao crédito, mais confiável será o seu cadastro. Por isso, sempre atualize o seu cadastro. A atualização pode ser feita online ou presencialmente em alguma agência de sua cidade.